quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

MEU PLANEJAMENTO ANUAL: Uma escola chamada amor...

A escolha do titulo para este plano de atuação é devido aos momentos vivenciados em sala de aula de educação infantil em escola pública,  ter o amor como norte para as minhas ações. Claro que se Paulo Freire e Frei Beto não tivessem escrito uma escola chamado vida, este seria o meu nome para este texto, mas entendendo a vida como o nicho onde o amor deve reinar, acreditamos que nossa práxis pode ser de uma pessoa que ama.
Embasada em documentos norteadores como o rcneis, diretrizes curriculares e pcns para a educação infantil, além de ter a preocupação de compreender os pensamentos de autores como Kulmann Júnior, Kishimoto e morin, nosso plano de atuação no espaço da educação infantil tem maior respaldo mesmo nas experiências vivenciadas numa prática de oito anos de atuação como auxiliar de desenvolvimento infantil e professora da educação infantil.
Logo de início vale dizer que em nossa experiência o brincar e a ilusão foram parceiros em todas as nossas ações, mesmo sem o respaldo teórico cientifico.
Este plano se divide em partes de acordo com o eixo temático abordado em cada uma delas, buscando abranger as faixas etarias tratadas como da educação da primeira infancia e seus focos serão mais centrados nas atividades como um objeto de semiótica, pois ainda não as teorizamos, mesmo tendo alcançado com elas resultados que nos pareceram condizentes com o que apregoa a educação infantil para crianças menores de 6 anos de idade.
Cinco foram os temas condutores do projeto: A casa das bonecas, O jardim encantado, Eu respeito e me conheço por isso me amo, eu conheço respeito os Rs e amo a bio, sou músical, porque não? Canto, conto, reconto, invento e escuto estórias.
Divide-se por semestres as partes desse plano para que acompanhe a rotina anual de grande parte de escolas.
1 semestre: o corpo a comunidade e o outro, páscoa ( gaita)
2 semestre: os rs a vida, circo (pandeiro)
3 estorias: fantoches dramatizações e recontações, flores (sanfona)
4 festas: aniversário e natal.(violão)

No domingão lendo lacan    http://www.nep.ufsc.br/Psicanalise%20desejo%20e%20estilo.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário